A distinção sobre gênero e sexualidades, sustentada em Leis Judiciais que protegem o direito à diversidade de vidas em sua plena individualidade, podem ser fortalecidas nos estudos teóricos e através das Políticas Públicas. Desse modo, o uso e o não uso das tecnologias do gênero (com ou sem procedimentos cirúrgicos e tratamentos hormonais) podem ser associadas às diversas afirmações de existências humanas.

O curso acontecerá dias 19, 21, 22, 25, 27 e 29 de Janeiro de 2021. 

Horário: 18h30' às 20:00h

O curso terá intérprete de libras..

Certificado de 20 horas.


Público Alvo: Estudantes do IFBA Seabra; Pessoas surdas; Servidoras/es do IFBA Seabra; Grupo de Pesquisa Cultura, Gênero e Sexualidade da UNEB Campus Bom Jesus da Lapa; Público externo.

Vagas: 70 vagas distribuída da seguinte forma: 30 -  Grupo de Pesquisa de Cultura, Gênero e Sexualidades UNEB e público externo e 40 vagas para estudante e servidoras/es do IFBA.

Dias: Seg. Qua. Sex  Turno:  Noite - 18h30' às 20:00h

Revisão de conteúdos da Matemática Elementar do Ensino Fundamental, por meio da resolução de listas de exercícios, nivelando os conhecimentos dos alunos e preparando-os para a disciplina Matemática I, do ensino médio integrado.

Público alvo: Alunos da disciplina Matemática I, do primeiro ano do ensino médio integrado do curso de Informática do IFBA Campus Seabra (Turmas: 18.120.1 e 18.220.1)

Vagas: 50

Dias: Quarta e Quinta   TurnoManhã - 8h às 10h

Revisão de conteúdos da Matemática Elementar do Ensino Fundamental, por meio da resolução de listas de exercícios, nivelando os conhecimentos dos alunos e preparando-os para a disciplina Matemática I, do ensino médio integrado.

Público alvo: Alunos da disciplina Matemática I, do primeiro ano do ensino médio integrado do curso de Informática do IFBA Campus Seabra (Turmas: 18.120.1 e 18.220.1)

Vagas: 50

Dias: Terça e Quinta   TurnoManhã - 8h às 10h

A compostagem é um processo controlado de decomposição da matéria orgânica, na presença de oxigênio, por meio da ação de microrganismos, originando o composto. A transformação de resíduos em composto e sua utilização na agricultura promove melhoria nas condições físicas, químicas e biológicas do solo, ao mesmo tempo que reduz os gastos com transporte de resíduos e aterro sanitário.

Público alvo: Comunidade em geral. Prioritariamente estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente do IFBA, campus Seabra.

Vagas: 25

DiasSegunda - Quarta - Sexta  TurnoTarde - 14h às 17h

A importância da Física Médica nas áreas de pesquisa e também no âmbito profissional tem crescido gradualmente nos últimos anos. Nessa perspectiva visamos apresentar uma introdução à Física Médica, tratando de aspectos históricos, da formação do Físico Médico e os princípios físicos empregados.

Público alvoDiscentes em geral.

Vagas: 25

DiasSegunda - Quarta - Sexta  TurnoManhã - 9h às 12h

Como se produz um texto coeso e coerente? afinal, quais recursos ou procedimentos compreendem as noções de coesão e coerência? O nosso curso tem por objeto explorar as relações textuais fundamentais para a compreensão e para a produção de textos.

Público alvo: Alunos dos cursos de informática e meio ambiente do IFBA campus Seabra.

Vagas: 25

DiasTerças - Quintas    TurnoManhã - 9h às 12h

Curso Sentidos na Gratidão trata-se de encontros virtuais de caráter prático e imersivo. As práticas são como objetivo de estimular uma maior percepção dos sentidos nas atividades cotidianas, alinhando o pensamento, palavra e ação no momento presente, e assim, poder escutar e reconhecer mais suas inquietações e desejo no processo de co-criar sua realidade.

São vivências de reconexão consigo, na criação, na arte. Venha e descubra como despertar as vozes que ecoam em você, desperte seu poder!

Vagas: 40

Público alvo: Pessoas com interesse nas artes e no autoconhecimento.
Período do Curso:  18 a 29 de Jan. de 2021
Dias da semana: Segunda - Quarta - Sexta
Turno de Realização do Curso: Noite - 18h30' às 21h30.

O curso é livre, voltado principalmente para educadores e para profissionais da área da educação e meio ambiente. Um dos pilares legais da educação brasileira é a plena formação do educando, assim como seu preparo para a cidadania. Para que seja possível essa formação integral dos cidadãos brasileiro é necessário debater conceitos de urgência planetária no âmbito da educação ambiental. Nesse sentido, o curso foi pensado para promover diálogos e reflexões para praticas mais conscientes da cidadania.

Vagas: 30   -  Período de 25 a 29 de Jan. de 2021 Turno: Tarde - 14h às 17h

Público alvoeducadores e para profissionais da área da educação e meio ambiente

O debate sobre os fenômenos sociais muitas das vezes ganham uma perspectiva moralista e não científica, gerando "pré-conceitos" e estigmas sociais. Vamos discutir cientificamente a temática das "drogas", o contexto do uso e abuso, comércio das substâncias e o racismo historicamente incluso. 

Público alvo: Discentes do IFBA e demais interessados na temática.

Vagas: 40

Dias: Segunda, Quarta e Sexta   TurnoTarde - 14h às 17h

Período: 25 a 29.janeiro.2021